Servidores são capacitados para atuarem no Cejusc do TRT5-BA

Teve início na manhã desta segunda-feira (16/4) o curso preparatório de conciliação e mediação para capacitar 30 servidores  para atuarem no Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Justiça do Trabalho (Cejusc) na Bahia. A criação da unidade é uma das prioridades da gestão da presidente do Tribunal Regional da 5ª Região (TRT5-BA), desembargadora Maria de Lourdes Linhares, que busca a  maior efetividade e celeridade da prestação jurisdicional, através do estímulo à conciliação. O Cejusc será inaugurado no dia 21 de maio, durante a abertura da quarta Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, em Salvador.

A abertura do curso teve como palestrante a presidente do comitê de implantação do Cejusc e juíza auxiliar da Presidência, Doroteia Silva de Azevedo Mota.  A capacitação, promovida pela Escola Judicial e pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), vai até o dia 25 de maio, sendo dividida em quatro módulos, oferecendo conteúdos como a Teoria Geral do Conflito, Fundamentos de Psicologia e Negociação, Legislação, Ética na Mediação, cursos Básico de Sistemas Eletrônicos de Tramitação e Cálculo Processual e Noções de Direito Material e Processual.

O primeiro módulo do curso segue com aulas até esta sexta-feira (20/04) e será ministrado pelos juízes Rogério Neiva, do TRT10 e Ana Cláudia Torres Vianna, do TRT15, além da presidente do comitê de implantação do Cejusc, Doroteia Silva de Azevedo Mota. Uma fase de treinamento supervisionado ocorrerá na 5ª Vara do Trabalho de Salvador, nos dias 9, 10, 11, 14 e 15 de maio, e na Semana Nacional de Conciliação, nos dias 21 a 25 de maio.

Secom TRT5 (texto: Renata Carvalho / foto: Nailan Brasil) - 16/4/2018