Servidores adquirem noções de cálculos para aplicação no Cejusc-JT
Estão acontecendo durante toda esta terça-feira (24/4), as aulas do II módulo do Curso Preparatório de Conciliação e Mediação para atuação dos servidores no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas | CEJUSC-JT. Sob os temas Curso Básico de Pje, de AUD, e de Cálculos, o instrutor Carlos Alberto Paes Marques de Oliveira, servidor lotado no Núcleo de Apoio à Atividade de Cálculos, mostrou a forma de computar os valores com ajuda das planilhas de atualização.
Ele afirma que embora a carga horária seja curta pra quantidade de informações, o curso permitirá que os servidores tenham a noção do que é de direito do trabalhador e do empregador. ''O principal requisito para o mediador, na verdade, é a forma de abordar as partes, independente do conhecimento técnico, mas entender do orçamento vai ajudar a perceber se o valor está muito majorado da realidade ou o contrário'', explicou.
O servidor Otto Siqueira, lotado na 3ª Vara de Trabalho de Salvador, falou da segurança ao aprender sobre os cálculos. “As informações que estão sendo passadas são bem precisas pra gente não chegar perdido no processo. Isso nos ajudará a mediar o entendimento, mostrando o quanto em valores cada parte tem direito.''
Secom TRT5 (Nailan Brasil, estagiária, sob supervisão de Franklin Carvalho) – 24/4/2018