TRT-BA participa do I Encontro Nordeste de centros de conciliação da Justiça do Trabalho

Fotografia com todos os participantes do Encontro

Representantes dos nove Tribunais Regionais do Trabalho do Nordeste participaram, no último dia 2 de outubro, do I Encontro Regional Nordeste de Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs) e Centros de Conciliação (Cejuscs) da Justiça do Trabalho. O evento ocorreu na sede do TRT de Pernambuco, em Recife (PE), com o objetivo de fortalecer a integração entre as equipes dos Centros de Conciliação, compartilhar boas práticas e promover ações conjuntas voltadas à pacificação social.

Pelo TRT da Bahia, estiveram presentes as desembargadoras Eloína Machado e Suzana Inácio, coordenadora e vice-coordenadora do Nupemec do TRT-BA, respectivamente. Também participaram as juízas Mônica Sapucaia e Clarissa Magaldi, coordenadora e supervisora do Centro de Conciliação de 1º Grau (Cejusc1), além dos servidores Carlos Eduardo Almeida, diretor de coordenadoria do Nupemec, e Cássia Pina, também do Cejusc1.

 

Fotografia da delegação do TRT-BA presente no encontro

Durante o encontro, a juíza Mônica Sapucaia, acompanhada dos servidores Carlos Eduardo e Cássia Pina, compartilhou algumas iniciativas bem-sucedidas já em andamento no Regional baiano, com destaque para a implementação de metodologias de conciliação nos processos de recuperação judicial. Para a magistrada, as metodologias aplicadas no TRT-BA têm contribuído para a  retomada do curso do andamento dos processos, superando, inclusive, entraves que até então eram discutidos em conflitos de competência.

A desembargadora Eloina Machado ressaltou a importância de eventos como este para fortalecer a cultura da conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho. "A troca de experiências entre os Regionais é fundamental para que possamos aprimorar nossas práticas e garantir que a resolução dos conflitos trabalhistas seja cada vez mais eficiente e humanizada", afirmou.

O encontro teve como destaque a elaboração da "Carta de Recife", um documento programático que será assinado por todos os Nupemecs e Cejuscs da Região Nordeste, estabelecendo diretrizes para futuras cooperações e iniciativas conjuntas.

Secom TRT-5 (Lázaro Britto, com informações do TRT-6) - 4/10/2024